CEOS’ LEGACY MEMBROS

ANDRÉ DARÉ
Núclea

ANDRÉ DARÉ
Núclea

André Henrique Caldeira Daré é formado em Administração pela FGV, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e pós-graduação em Strategic Risk Management pela Wharton School (University of Pennsylvania). Antes de assumir a Núclea como CEO em janeiro de 2022, foi Presidente do Conselho de Administração da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) e acumula uma experiência de mais de 25 anos no setor financeiro nas áreas de produtos, créditos e planejamento estratégico. No Itaú, ocupou, entre outros, o cargo de Diretor de Produtos, onde atuou junto aos segmentos de Varejo, Empresas e Pessoa Física. Interações com a imprensa pela Núclea: Valor Econômico, Neofeed e Podcasts

ANDRÉA GAETA
Allergan Aesthetics

ANDRÉA GAETA
Allergan Aesthetics

Andrea, uma líder experiente com mais de 22 anos de atuação, impulsiona transformações e resultados. Como Gerente Geral na Allergan Aesthetics, tem promovido uma abordagem orientada por dados e iniciativas de diversidade e inclusão. Com certificado em Administração, Inovação e Tecnologia pelo MIT Slon, MBA pela Fundação Dom Cabral e graduação em Administração pela FGV.

ANDRÉA KREWER
Sodexo do Brasil

ANDRÉA KREWER
Sodexo do Brasil

Andrea Krewer é CEO da Sodexo On-site Brasil. Formada em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), a executiva tem mais de 20 anos de experiência nos setores de alimentação e facilities.
Construiu uma sólida carreira na Sodexo, começando como trainee e passando por diversas posições dentro da empresa. Antes de assumir a nova posição, Andrea esteve à frente dos negócios de Serviços Corporativos da Sodexo por seis anos, fortalecendo e expandindo os negócios em setores de mercado como indústrias, bancos, bens de consumo, tecnologia, montadoras e aeroportos, contribuindo, assim, com o crescimento sustentável dos negócios da Sodexo no Brasil.
Apaixonada por pessoas (sendo a Sodexo uma empresa de pessoas que cuida de pessoas) e com forte mentalidade do cliente sempre no foco das estratégicas da empresa, Andrea Krewer possui uma profunda visão dos negócios nas áreas de atuação da Sodexo; escuta muito ativa para entender as necessidades de todos os publicos que interagem com a empresa; atuação estratégica para o desenvolvimento e gestão de equipes de alta performance; além do foco no desenvolvimento de novos negócios.

ANTONIO BATISTA
FDC

ANTONIO BATISTA
FDC

Antonio Batista é presidente executivo da Fundação Dom Cabral – FDC.
Doutor em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Na Fundação Dom Cabral exerceu a função de Diretor Executivo de Programas Customizados, Diretor do Processo Pessoas e Desenvolvimento e Coordenador das Parcerias Empresariais.
Ele é Professor de Estratégia Competitiva e Alianças Estratégicas e em projetos de Desenvolvimento Organizacional. Tem como interesse de pesquisa as áreas de Estratégia, Redes, Alianças e Parcerias.
Antonio é autor de diversos artigos para congressos e do livro “A Empresa em Rede: Desenvolvendo Competências Organizacionais”, publicado em 2006.

ANTONIO JÚNIOR
Baterias Moura

ANTONIO JÚNIOR
Baterias Moura

Com mais de 20 anos de experiência em Engenharia e Gestão de Projetos, Antonio é Diretor Geral Baterias Brasil da Baterias Moura. Responsável pela gestão das fábricas e departamentos de negócios montadoras, exportação, BESS (Sistemas de Armazenamento de Energia), baterias estacionárias e a Rede de Serviços Moura. O executivo é graduado em Engenharia Química, certificado como PMP pelo Project Management Institute e tem MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Pernambuco e Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Getúlio Vargas.

ARIEL FRANKEL
Vitacon

ARIEL FRANKEL
Vitacon

Ariel Frankel (@frankel_ariel) é CEO e um dos sócios da incorporadora Vitacon, empresa tem foco no desenvolvimento de empreendimentos residenciais inteligentes, com espaços compartilhados e soluções de moradia que geram mais tempo e conforto.
Atuando desde o desenvolvimento, a venda, gestão e locação dos ativos, a Vitacon deixa sua marca nas melhores regiões de São Paulo, reforçando valores de mobilidade urbana e sustentabilidade que são pilares do grupo que tem no portfólio mais de 85 empreendimentos ao longo dos seus 12 anos.
Formado em Administração, possui mais de 15 anos de experiência no setor. Antes da Vitacon, morou 5 anos em Nova Iorque, EUA, onde atuou no mercado de ‘Real Estate’. Entusiasta da “boa” música, prática corrida, tênis e academia para equilibrar sua jornada intensa de trabalho. Acredita em um novo estilo de vida urbana, com mais bem-estar, qualidade de vida e tempo para aproveitar o que realmente importa. Se engaja em ações e causas filantrópicas que transformam a vida das pessoas.
Na Vitacon, Ariel aplica gestão horizontal e meritocrática; conta com um time próximo que, assim como ele, acredita numa moradia mais acessível, que simplifique a vida das pessoas, proporcionando experiências cada vez melhores aos seus clientes. Assim é o jeito Vitacon de reinventar a cidade e escolher investimentos que proporcionam melhores retornos.

BRUNO VALE
Zeiss

BRUNO VALE
Zeiss

Bruno Vale é Diretor Geral da Zeiss do Brasil, cargo que ocupa desde 2017, após seu retorno de um cargo de 3 anos como Vice-Presidente de Customer Care na Carl Zeiss Medical Business na Califórnia, EUA. Ele está no Grupo ZEISS desde 2004, onde fez uma carreira de muito sucesso no negócio de Soluções de Microscopia para Pesquisa, começando como especialista de produtos, gerente de negócios e depois liderando esta Unidade de Negócios até 2014. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas.

DARIO FORNASERO
Nemak

DARIO FORNASERO
Nemak

DARIO FORNASERO É O DIRETOR DE OPERAÇÕES DA NEMAK AMÉRICA DO SUL DESDE 2016, RESPONSÁVEL PELOS NEGÓCIOS NO BRASIL E NA ARGENTINA. NOS ÚLTIMOS ANOS, FORNASERO TEM LIDERADO A TRANSFORMAÇÃO REGIONAL DA NEMAK ALINHADA ÀS TENDÊNCIAS AUTOMOTIVAS E À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL GLOBAL PARA SE TORNAR UM DOS PRINCIPAIS ATORES DO SETOR DE MOBILIDADE.
NASCIDO NA ARGENTINA, DARIO JUNTOU-SE À NEMAK EM 1998 E DEPOIS DE DESEMPENHAR DIFERENTES FUNÇÕES, TORNOU-SE PLANT MANAGER, RESPONSÁVEL POR TODO O NEGÓCIO.

DIEGO PASCOE
Wacker Química do Brasil

DIEGO PASCOE
Wacker Química do Brasil

Profissional focado na transformação de empresas, onde o foco da mudança está no entorno das pessoas e antecipar as tendências do mercado o que nos permite entregar soluções que se destaquem nos ambientes atuais. Formei-me engenheiro químico, o que me ajudou a desenvolver uma sólida capacidade analítica e que hoje me permite ver diferentes questões sob outras perspectivas e, sempre que necessário, entregar uma solução diferenciada.
Escolhi desde muito cedo a área comercial, onde sempre tive a sorte de encontrar clientes e amigos que me abriram portas para que juntos pudéssemos desenvolver novos mercados e aplicações ao longo das últimas duas décadas. Desenvolvi-me como líder no negócio e áreas de distribuição para posteriormente assumir a administração geral de subsidiárias no México, na Colômbia e atualmente no Brasil
Pratiquei Judo durante quase duas décadas, o que também me deixou disciplina e resiliência, competências muito úteis nos dias de hoje, onde a incerteza nos ataca todos os dias com novos e diferentes desafios. Considero-me um líder atualizado cujas prioridades são liderar com a mais alta ética e o maior humanismo possível, melhorando a cada dia e aprendendo com cada um dos nossos colaboradores. Lembrando que todos temos uma tarefa e que no meu caso presto especial atenção aos direitos humanos e à saúde mental.

DIMITRIUS OILIVEIRA
Atento

DIMITRIUS OILIVEIRA
Atento

Dimitrius de Oliveira acumula mais de 20 anos de experiência, nos quais atuou com tecnologia e serviços, liderando áreas como pós-vendas, vendas e operações em empresas multinacionais como Atento, Avaya, Ericsson, Nokia, Siemens, Genesys e Contax. Recentemente, exerceu a função de vice-presidente de operações da Mutant, antiga Genesys Prime – provedora líder em digital customer experience solutions no Brasil. Antes de ingressar na Mutant, Oliveira atuou como diretor comercial global da Atento e, posteriormente, como vice-presidente multisetor do Brasil no período de 2015 a 2017. O executivo é formado em engenharia, com especialização em desenvolvimento e liderança da organização com foco no cliente, pela na Harvard Business School, além de MBA em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e especialização em Liderança pela Business School São Paulo.

EDUARDO FISCHER
MRV

EDUARDO FISCHER
MRV

Dimitrius de Oliveira acumula mais de 20 anos de experiência, nos quais atuou com tecnologia e serviços, liderando áreas como pós-vendas, vendas e operações em empresas multinacionais como Atento, Avaya, Ericsson, Nokia, Siemens, Genesys e Contax. Recentemente, exerceu a função de vice-presidente de operações da Mutant, antiga Genesys Prime – provedora líder em digital customer experience solutions no Brasil. Antes de ingressar na Mutant, Oliveira atuou como diretor comercial global da Atento e, posteriormente, como vice-presidente multisetor do Brasil no período de 2015 a 2017. O executivo é formado em engenharia, com especialização em desenvolvimento e liderança da organização com foco no cliente, pela na Harvard Business School, além de MBA em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e especialização em Liderança pela Business School São Paulo.

GUSTAVO WERNECK
Gerdau

GUSTAVO WERNECK
Gerdau

Gustavo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de Negócios no Insper, Leading Change and Organization Renewal pela Harvard Business School e Advanced Corporate Finance pela London Business School. Ocupa posições estratégicas na Gerdau desde 2004, como diretor corporativo de Tecnologia de Informação, diretor industrial da Gerdau Índia e diretor industrial da Gerdau Aços Especiais. Atualmente, Gustavo é CEO da empresa e também conselheiro do Instituto Aço Brasil.

HUGO LADEIRA

HUGO LADEIRA

Hugo Ladeira é o presidente da O-I Glass Americas South. Em sua função, ele é responsável por continuar o crescimento lucrativo e sustentável no Brasil, ao mesmo tempo em que traz novas ideias para o mercado pela O-I. Ele também é responsável por garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo para os funcionários, entregar produtos de qualidade aos nossos clientes, implementar os fundamentos da manufatura e continuar as iniciativas de custo com um foco crescente na conexão do mercado com a manufatura.
Executivo com mais de 20 anos de experiência em posições de liderança de sucesso e total responsabilidade de P&L em grandes empresas multinacionais (Dow, Votorantim, Rhodia, Henkel e Owens-Illinois), alcançando excelentes resultados nas áreas Comercial, Operações, Cadeia de Suprimentos e Estratégia.
Ampla experiência internacional, liderando equipes na América Latina, membro de Comitês Executivos Globais e negociações com clientes, parceiros e fornecedores.
Excelente capacidade de comunicação, pensador e planejador estratégico, com abordagem prática, habilitado para liderar uma equipe na concepção e implementação de planos de negócios e operacionais com um sólido histórico de resultados.

KELLY DINIZ
Brasilux

KELLY DINIZ
Brasilux

É uma líder visionária com formação em Direito pela PUC-Minas e especialização em Direito Público. Co-fundou a Brasilux Tintas em 1993, destacando-se em liderança inovadora e crescimento contínuo. Atua como Presidente e Conselheira, com formação pela Saint Paul, Dom Cabral e IBGC, focando em excelência e desenvolvimento de equipe. Valoriza a comunicação aberta, a inovação e o desenvolvimento pessoal, tornando-se não apenas uma gestora, mas uma mentora apaixonada. Sua liderança participativa reflete a crença na força coletiva e na capacidade de cada um contribuir para o crescimento sustentável.

KLEBER MEIRA
Aena Brasil

KLEBER MEIRA
Aena Brasil

Executivo formado em engenharia e pós-graduado em Finanças e Marketing pela PUC-RJ. Kleber é certificado como Conselheiro de Administração tanto pelo IBGC quanto pela FDC. Atualmente está como Diretor Executivo da AENA Brasil, que é a maior operadora aeroportuária do mundo, e cuida do Aeroporto de Congonhas em SP. Já exerceu o cargo de CEO do Aeroporto Internacional de BH em Confins, Superintendente de Novos Negócios do Grupo CCR e possui 29 anos de experiência nas áreas de liderança, gestão e desenvolvimento de negócios, marketing e vendas em empresas nacionais e multinacionais, como Shell, Intelig Telecom e Grupo Libra.

LEANDRO BAZELLO
Mam Baby

LEANDRO BAZELLO
Mam Baby

Com uma formação em Administração e um MBA em Marketing pela Universidade Federal do Paraná, adquiri uma sólida base acadêmica que sustenta minha trajetória profissional. Ao longo dos anos, acumulei uma vasta experiência em empresas multinacionais de bens de consumo, onde desenvolvi habilidades essenciais em gestão de negócios, planejamento estratégico orientado para resultados e implementação eficiente de processos.  
Minha jornada profissional tem sido marcada pela liderança e pelo desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Com expertise em mapeamento de mercado, identificação de oportunidades e estabelecimento de relações sólidas com os clientes, contribuí de forma significativa para o crescimento e sucesso das organizações pelas quais passei.  
Atualmente, ocupo o cargo de Diretor-Geral da subsidiária brasileira da MAM Baby, uma das líderes mundiais em produtos para bebês. Nessa posição, lidero uma equipe talentosa e comprometida em fornecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Além disso, a MAM é reconhecida como líder de mercado em diversas categorias de puericultura no Brasil, um testemunho do nosso compromisso com a excelência e a inovação.

LIDIA ABDALLA
Grupo Sabin

LIDIA ABDALLA
Grupo Sabin

Bioquímica, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Endocrinologia pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC). Presidente executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica e membro do Conselho Fiscal da ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica).

MANUELLA CURTI
Grupo Europa

MANUELLA CURTI
Grupo Europa

Manuella Curti de Souza é formada em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-graduada pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) em Administração de Empresas CBA. Fez diversos cursos de liderança e empreendedorismo: Master Program Liderança Horizontal; Guerreiros sem Armas (empreendedorismo social e liderança) no Instituto Elos; Art of Hosting – A Arte da Liderança Participativa; PPC (Personal and Professional Coaching), ministrado pela Um Porcento – (Um%) e certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, e também participou do World Economy Forum Latin America em 2006. Ao assumir a diretoria geral do Grupo Europa, Manuella Curti de Souza deu um choque de gestão e inovação na companhia, a maior e mais conhecida fabricante de purificadores de água e filtros de entrada da América Latina.

MARCO DORNA
Tetra Pak

MARCO DORNA
Tetra Pak

Gerente Geral da Tetra Pak Brasil. Ele se juntou à equipe Tetra Pak em 2004. Antes de seu cargo atual, ele ocupou vários cargos de gestão nos mercados brasileiro, sul-africano e da Arábia Saudita, onde foi responsável pela liderança de vendas e equipes em mais de 10 países no Oriente Médio. Sua última posição foi Gerente Geral da Tetra Pak América Central e Caribe. É economista formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no Brasil e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Dorna também é colunista da Broadcast, uma agência de notícias, e membro do conselho da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

MAURICIO ADADE
DSM-Firmenich

MAURICIO ADADE
DSM-Firmenich

Mauricio Adade é engenheiro de Alimentos formado pela Unicamp, com MBA em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM). Fez carreira na DSM desde 1988 como gerente técnico e de marketing, tornou-se diretor de Nutrição e Saúde Humana da Roche no México e, em 1992, foi transferido para Singapura, onde permaneceu até sua promoção para vice-presidente global da Unidade Industrial de Fármacos, na sede da Roche Vitaminas, na Suíça. Em 2006, Maurício foi nomeado presidente global de Nutrição e Saúde Humana, cargo que ocupou até 2010, quando assumiu a posição de diretor de Marketing em Heerlen. Voltou ao Brasil em 2015 como presidente da DSM para a América Latina, onde lidera regionais em 16 países e mais de 2.000 pessoas. Desde 2016, Maurício também é presidente dos Programas & Parcerias Globais sobre Desnutrição e presidente da Junta de Alimentos Melhorados da África em Ruanda, onde tem a missão de desenvolver e implantar parcerias públicas e privadas para abordar de maneira efetiva os problemas da fome e desnutrição em todo o globo. Mauricio também ocupa os seguintes cargos: membro e presidente do Conselho de Diretores da GAIN (Global Alliance for Improved Nutrition – Suíça); membro do Conselho Consecutivo da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

NATÁLIA DIAS

NATÁLIA DIAS

Natalia Dias tem 30 anos de atuação na área de Banco de Investimentos, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, com ênfase nas áreas de Mercado de Capitais, Empréstimos Sindicalizados, Financiamento a Projetos, Restruturação de Passivos e Relacionamento com Clientes​. Atualmente cumprindo quarentena, Natália atua como conselheira consultiva da Din4amo Venture Building de Impacto, do FIDC de Blended Finance Estímulo e da iniciativa Imagine Brasil da Fundação Dom Cabral.Natalia é licenciada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e possui especialização em finanças pelo Amsterdam Institute of Finance. É Conselheira de Administração certificada em aspectos ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) pelo ESG Competent Boards Global Designation and Certificate Program (Canada, 2022) além de conselheira certificada pela Fundação Dom Cabral (29ª. Turma, 2019). Integrou também a a 5ª Turma PDeC – Programa de Diversidade em Conselho patrocinado pela B3, IBGC, IFC, Spencer & Stuart, WCD (Brasil, 2020/21).

NICOLE GOULART
SEST-SENAT

NICOLE GOULART
SEST-SENAT

Nicole Goulart é diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) desde 2015. Em sua gestão, fortaleceu a governança e o modelo integrado de atuação do SEST SENAT em território nacional. Além disso, possibilitou o estabelecimento de parcerias com instituições de renome internacional para a evolução da oferta de serviços ao setor de transporte, principalmente na educação profissional.
Antes de assumir a direção nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart atuou como assessora chefe do Departamento Jurídico da instituição, entre 2014 e 2015. Foi também assessora sindical na Confederação Nacional do Transporte, entre 2011 e 2015.
É graduada em Direito e pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Direito Público pela Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal. Possui MBA em Gestão de Finanças pelo Ibmec e mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

RICARDO DINIZ
Bank of America

RICARDO DINIZ
Bank of America

Ricardo Diniz tem experiência de mais de 25 anos em cargos de gerência. Foi CEO da Thomson Reuters para o Brasil e América Latina entre 1996 e 2012. Na Reuters, dirigiu mais de 500 pessoas, chegando a resultados importantes, como a rentabilidade de dois dígitos e o crescimento. Além disso, revisão da estrutura e renegociação de contratos de terceiros durante os primeiros anos que dirigiu a empresa, o que levou a uma economia de mais de 25% das receitas. Antes do cargo executivo na Reuters, também ocupou as posições de diretor na Agência O Estado, Agência O Globo e Meca Teleinformática S.A. Nesta última, foi também um dos sócios fundadores. Desde 1997, esteve presente em muitos seminários, cursos e conferências em instituições como Harvard Business School, Universidade de Michigan, MIT Boston, INSEAD e FGV-SP. Ativo membro do YPO (Young Presidents Organization), onde ocupou vários cargos, inclusive o de presidente, e, atualmente, é responsável pela regional Deal Networking. Ocupa o cargo de vice chairman no Bank of America Merrill Lynch.

RICARDO GARCIA

RICARDO GARCIA

Ricardo é formado em Administração de Empresas pela UNA Management Science Faculty e em Economia pela PUC Minas. Também possui pós-graduação em Recursos Humanos pela UFMG e cursos de especialização na JUSE, INSEAD, Kellog e Wharton. O executivo começou sua carreira na Belgo Mineira como analista de Recursos Humanos e entre 1994 e 1998 exerceu o cargo de gerente de Remuneração Corporativa. Em seguida, foi gerente de Recursos Humanos e Qualidade da fábrica de Piracicaba até ser nomeado gerente de Vendas regional de São Paulo. Antes de ocupar o cargo atual, Ricardo era vice-presidente de Recursos Humanos e TI da ArcelorMittal.

RICARDO LIMA
CBMM

RICARDO LIMA
CBMM

Ricardo Lima é engenheiro e mestre em Metalurgia pela Escola Politécnica da USP, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, pós-graduação em Administração Industrial pela USP, Market Leadership pela Kellogg School of Management e Advanced Management Program pela Harvard University. Atuou na Aços Villares Sidenor e na Eluma em áreas industriais e de tecnologia. Tem vivência internacional em diversos setores industriais. Na indústria de cimento, foi CEO da InterCement e membro do Conselho da Cimpor (sede em Portugal) e é presidente do Conselho da Loma Negra (Argentina). Atualmente é vice-presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês. É vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de São Paulo e presidente do Conselho Empresarial Brasil-Argentina (Cembrar).

RONALDO RIBEIRO
Farmax

RONALDO RIBEIRO
Farmax

Com 25 anos de experiência no mercado de bens de consumo e farmacêutico. Carreira desenvolvida no Brasil, México, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça.
Engenheiro Químico, com MBA Executivo e em Global Supply Chain. É CEO da Farmax há quatro anos.

SYLVESTER FEDDES
Novartis

SYLVESTER FEDDES
Novartis

Economista, é mestre em Ciência e Economia pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e MBA com especialização em liderança organizacional pelo New York Institute of Technology-Old Westbury. Tem mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, tendo atuado em diferentes países. É um líder apaixonado e promotor da cultura corporativa, entendendo-a como um motor de crescimento organizacional. Possui um estilo de trabalho vibrante e colaborativo, promove a ética, a transparência, o empoderamento e o respeito à diversidade, posicionando-os como pilares fundamentais para nutrir as raízes de equipes de alta performance. Ingressou na Novartis em 2008. Na companhia, atuou em diferentes cargos de liderança em diversas regiões. Foi presidente da Novartis Colômbia e, antes de assumir a liderança das operações brasileiras, era Diretor Comercial para América Latina e Canadá. Sylvester é casado e pai de três filhos.

SÉRGIO TAVARES
Grupo Europa

SÉRGIO TAVARES
Grupo Europa

Executivo com ampla experiência em direção geral, com responsabilidade pelo P&L e desenvolvimento de novos negócios. Atuação bem-sucedida em processos de turnaround, restruturação organizacional, reposicionamento de marcas, expansão de operações e internacionalização no setor de Alimentos. Integração estratégica pós M&A, aquisição de empresas, liderança de mudança cultural com os times viabilizando a estratégia, elevando o nível de governança corporativa em gestão de riscos e ESG. Liderança de iniciativas de transformação digital, apaixonado por estratégias centradas nos clientes/consumidores, mentalidade empreendedora, hábil em promover o crescimento e o desenvolvimento das equipes.
Neste momento de transição atuando como Sênior Advisor na orientação estratégica para clientes nos setores de varejo e indústria e na criação de valor em planos integrados de negócios.

THEO VAN  DER LOO

THEO VAN  DER LOO

Liderou a Bayer no Brasil como CEO de 2011 a 2018, encerrando uma carreira de 40 anos em multinacionais. Nascido no Brasil, filho de imigrantes holandeses, sua jornada global iniciou-se em 1967 ao mudar-se para a Holanda. Formou-se na Europa e obteve MBA pela prestigiada Thunderbird School of Global Management nos EUA, retornando ao Brasil em 1980 para iniciar sua trajetória na indústria farmacêutica. Sua carreira multinacional proporcionou-lhe experiências em diversos países. Após a aposentadoria, Theo continua ativo como conselheiro em empresas e engajado em startups. É membro do Conselho do Instituto ETCO e integra o CEO Legacy da Fundação Dom Cabral (FDC) desde sua criação. Neste último, escolheu o tema Inclusão e Diversidade, com foco na questão racial, como seu legado pessoal, tornando-se uma referência e palestrante ocasional nesta área. Recebeu vários reconhecimentos em relação ao seu engajamento, principalmente da comunidade afro-brasileira, entre outros da OAB-SP.

VALDEMIR BERTOLO
Serasa Experian

VALDEMIR BERTOLO
Serasa Experian

Em 2020 Valdemir Bertolo foi nomeado presidente da Serasa Experian no Brasil, tendo sido antes o Chief Financial Officer (CFO) da empresa no país por quase oito anos e Chief Operations Officer (COO) da Experian para a América Latina. Ele possui quase 30 anos de sólida experiência profissional tendo atuado como executivo na Cargill, Pepsico e Hilton. Valdemir trabalhou por dois anos nos Estados Unidos e teve outras vivências internacionais na Europa, Japão e América Latina. Ele é graduado em Administração de Empresas e Contabilidade pela Universidade São Judas, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e também pela Business School São Paulo.

VIVEKA KAITILA

VIVEKA KAITILA

Viveka Kaitila é graduada em Matemática Aplicada/Economia pela Brown University em Providence (EUA) e possui pós-graduação em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Iniciou sua carreira no Unibanco S.A. como Analista de Investimento para o grupo de M&A. Posteriormente, ingressou no Bank of America, como AVP para o Departamento de Finanças Corporativas com foco em M&A, Finanças Estruturadas e Gerenciamento da Carteira de Investimentos Proprietários do Banco no Brasil.
Desde 2017, é a Presidente e CEO da GE para o Brasil. Onde foi Gerente de Desenvolvimento de Negócios para a América do Sul na GE Capital Auto Financial Services, Diretora de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina e líder de Crescimento Comercial da GE para América Latina, englobando as áreas de Marketing Estratégico, Desenvolvimento de Negócios Comercial e Fusões e Aquisições.

WEBER PORTO

WEBER PORTO

Weber Porto é graduado em Engenharia Química. Iniciou sua carreira na empresa Degussa em 1983, especificamente em uma joint venture – Metacril. Depois de dois anos de treinamento na Alemanha, retornou ao Brasil para assumir a gerência do Departamento de Química Inorgânica. Em 1989, retornou à Metacril como diretor comercial. Em 1993, mudou-se novamente para a Alemanha como manager mundial de produtos da área de Nutrição Animal. De 1997 a 1999, foi presidente da Degussa Argentina. No ano de 2000, assumiu a presidência da Degussa Brasil, passando a ser responsável pela América Central e América do Sul em 2001. Em fevereiro de 2005, foi convidado pela presidência do grupo para realizar uma reorganização em uma das empresas do grupo na Alemanha. Com a reestruturação do grupo Evonik Degussa, recebeu o convite da Evonik para presidir novamente as atividades do grupo na América Central e na América do Sul, com sede no Brasil, a partir de 2007.

ANDRÉ DARÉ
Núclea

ANDRÉ DARÉ
Núclea

André Henrique Caldeira Daré é formado em Administração pela FGV, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e pós-graduação em Strategic Risk Management pela Wharton School (University of Pennsylvania). Antes de assumir a Núclea como CEO em janeiro de 2022, foi Presidente do Conselho de Administração da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) e acumula uma experiência de mais de 25 anos no setor financeiro nas áreas de produtos, créditos e planejamento estratégico. No Itaú, ocupou, entre outros, o cargo de Diretor de Produtos, onde atuou junto aos segmentos de Varejo, Empresas e Pessoa Física. Interações com a imprensa pela Núclea: Valor Econômico, Neofeed e Podcasts

ANDRÉA GAETA
Allergan Aesthetics

ANDRÉA GAETA
Allergan Aesthetics

Andrea, uma líder experiente com mais de 22 anos de atuação, impulsiona transformações e resultados. Como Gerente Geral na Allergan Aesthetics, tem promovido uma abordagem orientada por dados e iniciativas de diversidade e inclusão. Com certificado em Administração, Inovação e Tecnologia pelo MIT Slon, MBA pela Fundação Dom Cabral e graduação em Administração pela FGV.

ANDRÉA KREWER
Sodexo do Brasil

ANDRÉA KREWER
Sodexo do Brasil

Andrea Krewer é CEO da Sodexo On-site Brasil. Formada em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), a executiva tem mais de 20 anos de experiência nos setores de alimentação e facilities.
Construiu uma sólida carreira na Sodexo, começando como trainee e passando por diversas posições dentro da empresa. Antes de assumir a nova posição, Andrea esteve à frente dos negócios de Serviços Corporativos da Sodexo por seis anos, fortalecendo e expandindo os negócios em setores de mercado como indústrias, bancos, bens de consumo, tecnologia, montadoras e aeroportos, contribuindo, assim, com o crescimento sustentável dos negócios da Sodexo no Brasil.
Apaixonada por pessoas (sendo a Sodexo uma empresa de pessoas que cuida de pessoas) e com forte mentalidade do cliente sempre no foco das estratégicas da empresa, Andrea Krewer possui uma profunda visão dos negócios nas áreas de atuação da Sodexo; escuta muito ativa para entender as necessidades de todos os publicos que interagem com a empresa; atuação estratégica para o desenvolvimento e gestão de equipes de alta performance; além do foco no desenvolvimento de novos negócios.

ANTONIO BATISTA
FDC

ANTONIO BATISTA
FDC

Antonio Batista é presidente executivo da Fundação Dom Cabral – FDC.
Doutor em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Na Fundação Dom Cabral exerceu a função de Diretor Executivo de Programas Customizados, Diretor do Processo Pessoas e Desenvolvimento e Coordenador das Parcerias Empresariais.
Ele é Professor de Estratégia Competitiva e Alianças Estratégicas e em projetos de Desenvolvimento Organizacional. Tem como interesse de pesquisa as áreas de Estratégia, Redes, Alianças e Parcerias.
Antonio é autor de diversos artigos para congressos e do livro “A Empresa em Rede: Desenvolvendo Competências Organizacionais”, publicado em 2006.

ANTONIO JÚNIOR
Baterias Moura

ANTONIO JÚNIOR
Baterias Moura

Com mais de 20 anos de experiência em Engenharia e Gestão de Projetos, Antonio é Diretor Geral Baterias Brasil da Baterias Moura. Responsável pela gestão das fábricas e departamentos de negócios montadoras, exportação, BESS (Sistemas de Armazenamento de Energia), baterias estacionárias e a Rede de Serviços Moura. O executivo é graduado em Engenharia Química, certificado como PMP pelo Project Management Institute e tem MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Pernambuco e Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Getúlio Vargas.

ARIEL FRANKEL
Vitacon

ARIEL FRANKEL
Vitacon

Ariel Frankel (@frankel_ariel) é CEO e um dos sócios da incorporadora Vitacon, empresa tem foco no desenvolvimento de empreendimentos residenciais inteligentes, com espaços compartilhados e soluções de moradia que geram mais tempo e conforto.
Atuando desde o desenvolvimento, a venda, gestão e locação dos ativos, a Vitacon deixa sua marca nas melhores regiões de São Paulo, reforçando valores de mobilidade urbana e sustentabilidade que são pilares do grupo que tem no portfólio mais de 85 empreendimentos ao longo dos seus 12 anos.
Formado em Administração, possui mais de 15 anos de experiência no setor. Antes da Vitacon, morou 5 anos em Nova Iorque, EUA, onde atuou no mercado de ‘Real Estate’. Entusiasta da “boa” música, prática corrida, tênis e academia para equilibrar sua jornada intensa de trabalho. Acredita em um novo estilo de vida urbana, com mais bem-estar, qualidade de vida e tempo para aproveitar o que realmente importa. Se engaja em ações e causas filantrópicas que transformam a vida das pessoas.
Na Vitacon, Ariel aplica gestão horizontal e meritocrática; conta com um time próximo que, assim como ele, acredita numa moradia mais acessível, que simplifique a vida das pessoas, proporcionando experiências cada vez melhores aos seus clientes. Assim é o jeito Vitacon de reinventar a cidade e escolher investimentos que proporcionam melhores retornos.

BRUNO VALE
Zeiss

BRUNO VALE
Zeiss

Bruno Vale é Diretor Geral da Zeiss do Brasil, cargo que ocupa desde 2017, após seu retorno de um cargo de 3 anos como Vice-Presidente de Customer Care na Carl Zeiss Medical Business na Califórnia, EUA. Ele está no Grupo ZEISS desde 2004, onde fez uma carreira de muito sucesso no negócio de Soluções de Microscopia para Pesquisa, começando como especialista de produtos, gerente de negócios e depois liderando esta Unidade de Negócios até 2014. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas.

DARIO FORNASERO
Nemak

DARIO FORNASERO
Nemak

DARIO FORNASERO É O DIRETOR DE OPERAÇÕES DA NEMAK AMÉRICA DO SUL DESDE 2016, RESPONSÁVEL PELOS NEGÓCIOS NO BRASIL E NA ARGENTINA. NOS ÚLTIMOS ANOS, FORNASERO TEM LIDERADO A TRANSFORMAÇÃO REGIONAL DA NEMAK ALINHADA ÀS TENDÊNCIAS AUTOMOTIVAS E À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL GLOBAL PARA SE TORNAR UM DOS PRINCIPAIS ATORES DO SETOR DE MOBILIDADE.
NASCIDO NA ARGENTINA, DARIO JUNTOU-SE À NEMAK EM 1998 E DEPOIS DE DESEMPENHAR DIFERENTES FUNÇÕES, TORNOU-SE PLANT MANAGER, RESPONSÁVEL POR TODO O NEGÓCIO.

DIEGO PASCOE
Wacker Química do Brasil

DIEGO PASCOE
Wacker Química do Brasil

Profissional focado na transformação de empresas, onde o foco da mudança está no entorno das pessoas e antecipar as tendências do mercado o que nos permite entregar soluções que se destaquem nos ambientes atuais. Formei-me engenheiro químico, o que me ajudou a desenvolver uma sólida capacidade analítica e que hoje me permite ver diferentes questões sob outras perspectivas e, sempre que necessário, entregar uma solução diferenciada.
Escolhi desde muito cedo a área comercial, onde sempre tive a sorte de encontrar clientes e amigos que me abriram portas para que juntos pudéssemos desenvolver novos mercados e aplicações ao longo das últimas duas décadas. Desenvolvi-me como líder no negócio e áreas de distribuição para posteriormente assumir a administração geral de subsidiárias no México, na Colômbia e atualmente no Brasil
Pratiquei Judo durante quase duas décadas, o que também me deixou disciplina e resiliência, competências muito úteis nos dias de hoje, onde a incerteza nos ataca todos os dias com novos e diferentes desafios. Considero-me um líder atualizado cujas prioridades são liderar com a mais alta ética e o maior humanismo possível, melhorando a cada dia e aprendendo com cada um dos nossos colaboradores. Lembrando que todos temos uma tarefa e que no meu caso presto especial atenção aos direitos humanos e à saúde mental.

DIMITRIUS OILIVEIRA
Atento

DIMITRIUS OILIVEIRA
Atento

Dimitrius de Oliveira acumula mais de 20 anos de experiência, nos quais atuou com tecnologia e serviços, liderando áreas como pós-vendas, vendas e operações em empresas multinacionais como Atento, Avaya, Ericsson, Nokia, Siemens, Genesys e Contax. Recentemente, exerceu a função de vice-presidente de operações da Mutant, antiga Genesys Prime – provedora líder em digital customer experience solutions no Brasil. Antes de ingressar na Mutant, Oliveira atuou como diretor comercial global da Atento e, posteriormente, como vice-presidente multisetor do Brasil no período de 2015 a 2017. O executivo é formado em engenharia, com especialização em desenvolvimento e liderança da organização com foco no cliente, pela na Harvard Business School, além de MBA em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e especialização em Liderança pela Business School São Paulo.

EDUARDO FISCHER
MRV

EDUARDO FISCHER
MRV

Dimitrius de Oliveira acumula mais de 20 anos de experiência, nos quais atuou com tecnologia e serviços, liderando áreas como pós-vendas, vendas e operações em empresas multinacionais como Atento, Avaya, Ericsson, Nokia, Siemens, Genesys e Contax. Recentemente, exerceu a função de vice-presidente de operações da Mutant, antiga Genesys Prime – provedora líder em digital customer experience solutions no Brasil. Antes de ingressar na Mutant, Oliveira atuou como diretor comercial global da Atento e, posteriormente, como vice-presidente multisetor do Brasil no período de 2015 a 2017. O executivo é formado em engenharia, com especialização em desenvolvimento e liderança da organização com foco no cliente, pela na Harvard Business School, além de MBA em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e especialização em Liderança pela Business School São Paulo.

GUSTAVO WERNECK
Gerdau

GUSTAVO WERNECK
Gerdau

Gustavo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de Negócios no Insper, Leading Change and Organization Renewal pela Harvard Business School e Advanced Corporate Finance pela London Business School. Ocupa posições estratégicas na Gerdau desde 2004, como diretor corporativo de Tecnologia de Informação, diretor industrial da Gerdau Índia e diretor industrial da Gerdau Aços Especiais. Atualmente, Gustavo é CEO da empresa e também conselheiro do Instituto Aço Brasil.

HUGO LADEIRA

HUGO LADEIRA

Hugo Ladeira é o presidente da O-I Glass Americas South. Em sua função, ele é responsável por continuar o crescimento lucrativo e sustentável no Brasil, ao mesmo tempo em que traz novas ideias para o mercado pela O-I. Ele também é responsável por garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo para os funcionários, entregar produtos de qualidade aos nossos clientes, implementar os fundamentos da manufatura e continuar as iniciativas de custo com um foco crescente na conexão do mercado com a manufatura.
Executivo com mais de 20 anos de experiência em posições de liderança de sucesso e total responsabilidade de P&L em grandes empresas multinacionais (Dow, Votorantim, Rhodia, Henkel e Owens-Illinois), alcançando excelentes resultados nas áreas Comercial, Operações, Cadeia de Suprimentos e Estratégia.
Ampla experiência internacional, liderando equipes na América Latina, membro de Comitês Executivos Globais e negociações com clientes, parceiros e fornecedores.
Excelente capacidade de comunicação, pensador e planejador estratégico, com abordagem prática, habilitado para liderar uma equipe na concepção e implementação de planos de negócios e operacionais com um sólido histórico de resultados.

KELLY DINIZ
Brasilux

KELLY DINIZ
Brasilux

É uma líder visionária com formação em Direito pela PUC-Minas e especialização em Direito Público. Co-fundou a Brasilux Tintas em 1993, destacando-se em liderança inovadora e crescimento contínuo. Atua como Presidente e Conselheira, com formação pela Saint Paul, Dom Cabral e IBGC, focando em excelência e desenvolvimento de equipe. Valoriza a comunicação aberta, a inovação e o desenvolvimento pessoal, tornando-se não apenas uma gestora, mas uma mentora apaixonada. Sua liderança participativa reflete a crença na força coletiva e na capacidade de cada um contribuir para o crescimento sustentável.

KLEBER MEIRA
Aena Brasil

KLEBER MEIRA
Aena Brasil

Executivo formado em engenharia e pós-graduado em Finanças e Marketing pela PUC-RJ. Kleber é certificado como Conselheiro de Administração tanto pelo IBGC quanto pela FDC. Atualmente está como Diretor Executivo da AENA Brasil, que é a maior operadora aeroportuária do mundo, e cuida do Aeroporto de Congonhas em SP. Já exerceu o cargo de CEO do Aeroporto Internacional de BH em Confins, Superintendente de Novos Negócios do Grupo CCR e possui 29 anos de experiência nas áreas de liderança, gestão e desenvolvimento de negócios, marketing e vendas em empresas nacionais e multinacionais, como Shell, Intelig Telecom e Grupo Libra.

LEANDRO BAZELLO
Mam Baby

LEANDRO BAZELLO
Mam Baby

Com uma formação em Administração e um MBA em Marketing pela Universidade Federal do Paraná, adquiri uma sólida base acadêmica que sustenta minha trajetória profissional. Ao longo dos anos, acumulei uma vasta experiência em empresas multinacionais de bens de consumo, onde desenvolvi habilidades essenciais em gestão de negócios, planejamento estratégico orientado para resultados e implementação eficiente de processos.  
Minha jornada profissional tem sido marcada pela liderança e pelo desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Com expertise em mapeamento de mercado, identificação de oportunidades e estabelecimento de relações sólidas com os clientes, contribuí de forma significativa para o crescimento e sucesso das organizações pelas quais passei.  
Atualmente, ocupo o cargo de Diretor-Geral da subsidiária brasileira da MAM Baby, uma das líderes mundiais em produtos para bebês. Nessa posição, lidero uma equipe talentosa e comprometida em fornecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Além disso, a MAM é reconhecida como líder de mercado em diversas categorias de puericultura no Brasil, um testemunho do nosso compromisso com a excelência e a inovação.

LIDIA ABDALLA
Grupo Sabin

LIDIA ABDALLA
Grupo Sabin

Bioquímica, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Endocrinologia pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC). Presidente executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica e membro do Conselho Fiscal da ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica).

MANUELLA CURTI
Grupo Europa

MANUELLA CURTI
Grupo Europa

Manuella Curti de Souza é formada em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-graduada pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) em Administração de Empresas CBA. Fez diversos cursos de liderança e empreendedorismo: Master Program Liderança Horizontal; Guerreiros sem Armas (empreendedorismo social e liderança) no Instituto Elos; Art of Hosting – A Arte da Liderança Participativa; PPC (Personal and Professional Coaching), ministrado pela Um Porcento – (Um%) e certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, e também participou do World Economy Forum Latin America em 2006. Ao assumir a diretoria geral do Grupo Europa, Manuella Curti de Souza deu um choque de gestão e inovação na companhia, a maior e mais conhecida fabricante de purificadores de água e filtros de entrada da América Latina.

MARCO DORNA
Tetra Pak

MARCO DORNA
Tetra Pak

Gerente Geral da Tetra Pak Brasil. Ele se juntou à equipe Tetra Pak em 2004. Antes de seu cargo atual, ele ocupou vários cargos de gestão nos mercados brasileiro, sul-africano e da Arábia Saudita, onde foi responsável pela liderança de vendas e equipes em mais de 10 países no Oriente Médio. Sua última posição foi Gerente Geral da Tetra Pak América Central e Caribe. É economista formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no Brasil e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Dorna também é colunista da Broadcast, uma agência de notícias, e membro do conselho da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

MAURICIO ADADE
DSM-Firmenich

MAURICIO ADADE
DSM-Firmenich

Mauricio Adade é engenheiro de Alimentos formado pela Unicamp, com MBA em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM). Fez carreira na DSM desde 1988 como gerente técnico e de marketing, tornou-se diretor de Nutrição e Saúde Humana da Roche no México e, em 1992, foi transferido para Singapura, onde permaneceu até sua promoção para vice-presidente global da Unidade Industrial de Fármacos, na sede da Roche Vitaminas, na Suíça. Em 2006, Maurício foi nomeado presidente global de Nutrição e Saúde Humana, cargo que ocupou até 2010, quando assumiu a posição de diretor de Marketing em Heerlen. Voltou ao Brasil em 2015 como presidente da DSM para a América Latina, onde lidera regionais em 16 países e mais de 2.000 pessoas. Desde 2016, Maurício também é presidente dos Programas & Parcerias Globais sobre Desnutrição e presidente da Junta de Alimentos Melhorados da África em Ruanda, onde tem a missão de desenvolver e implantar parcerias públicas e privadas para abordar de maneira efetiva os problemas da fome e desnutrição em todo o globo. Mauricio também ocupa os seguintes cargos: membro e presidente do Conselho de Diretores da GAIN (Global Alliance for Improved Nutrition – Suíça); membro do Conselho Consecutivo da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

NATÁLIA DIAS

NATÁLIA DIAS

Natalia Dias tem 30 anos de atuação na área de Banco de Investimentos, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, com ênfase nas áreas de Mercado de Capitais, Empréstimos Sindicalizados, Financiamento a Projetos, Restruturação de Passivos e Relacionamento com Clientes​. Atualmente cumprindo quarentena, Natália atua como conselheira consultiva da Din4amo Venture Building de Impacto, do FIDC de Blended Finance Estímulo e da iniciativa Imagine Brasil da Fundação Dom Cabral.Natalia é licenciada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e possui especialização em finanças pelo Amsterdam Institute of Finance. É Conselheira de Administração certificada em aspectos ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) pelo ESG Competent Boards Global Designation and Certificate Program (Canada, 2022) além de conselheira certificada pela Fundação Dom Cabral (29ª. Turma, 2019). Integrou também a a 5ª Turma PDeC – Programa de Diversidade em Conselho patrocinado pela B3, IBGC, IFC, Spencer & Stuart, WCD (Brasil, 2020/21).

NICOLE GOULART
SEST-SENAT

NICOLE GOULART
SEST-SENAT

Nicole Goulart é diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) desde 2015. Em sua gestão, fortaleceu a governança e o modelo integrado de atuação do SEST SENAT em território nacional. Além disso, possibilitou o estabelecimento de parcerias com instituições de renome internacional para a evolução da oferta de serviços ao setor de transporte, principalmente na educação profissional.
Antes de assumir a direção nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart atuou como assessora chefe do Departamento Jurídico da instituição, entre 2014 e 2015. Foi também assessora sindical na Confederação Nacional do Transporte, entre 2011 e 2015.
É graduada em Direito e pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Direito Público pela Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal. Possui MBA em Gestão de Finanças pelo Ibmec e mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

RICARDO DINIZ
Bank of America

RICARDO DINIZ
Bank of America

Ricardo Diniz tem experiência de mais de 25 anos em cargos de gerência. Foi CEO da Thomson Reuters para o Brasil e América Latina entre 1996 e 2012. Na Reuters, dirigiu mais de 500 pessoas, chegando a resultados importantes, como a rentabilidade de dois dígitos e o crescimento. Além disso, revisão da estrutura e renegociação de contratos de terceiros durante os primeiros anos que dirigiu a empresa, o que levou a uma economia de mais de 25% das receitas. Antes do cargo executivo na Reuters, também ocupou as posições de diretor na Agência O Estado, Agência O Globo e Meca Teleinformática S.A. Nesta última, foi também um dos sócios fundadores. Desde 1997, esteve presente em muitos seminários, cursos e conferências em instituições como Harvard Business School, Universidade de Michigan, MIT Boston, INSEAD e FGV-SP. Ativo membro do YPO (Young Presidents Organization), onde ocupou vários cargos, inclusive o de presidente, e, atualmente, é responsável pela regional Deal Networking. Ocupa o cargo de vice chairman no Bank of America Merrill Lynch.

RICARDO GARCIA

RICARDO GARCIA

Ricardo é formado em Administração de Empresas pela UNA Management Science Faculty e em Economia pela PUC Minas. Também possui pós-graduação em Recursos Humanos pela UFMG e cursos de especialização na JUSE, INSEAD, Kellog e Wharton. O executivo começou sua carreira na Belgo Mineira como analista de Recursos Humanos e entre 1994 e 1998 exerceu o cargo de gerente de Remuneração Corporativa. Em seguida, foi gerente de Recursos Humanos e Qualidade da fábrica de Piracicaba até ser nomeado gerente de Vendas regional de São Paulo. Antes de ocupar o cargo atual, Ricardo era vice-presidente de Recursos Humanos e TI da ArcelorMittal.

RICARDO LIMA
CBMM

RICARDO LIMA
CBMM

Ricardo Lima é engenheiro e mestre em Metalurgia pela Escola Politécnica da USP, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, pós-graduação em Administração Industrial pela USP, Market Leadership pela Kellogg School of Management e Advanced Management Program pela Harvard University. Atuou na Aços Villares Sidenor e na Eluma em áreas industriais e de tecnologia. Tem vivência internacional em diversos setores industriais. Na indústria de cimento, foi CEO da InterCement e membro do Conselho da Cimpor (sede em Portugal) e é presidente do Conselho da Loma Negra (Argentina). Atualmente é vice-presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês. É vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de São Paulo e presidente do Conselho Empresarial Brasil-Argentina (Cembrar).

RONALDO RIBEIRO
Farmax

RONALDO RIBEIRO
Farmax

Com 25 anos de experiência no mercado de bens de consumo e farmacêutico. Carreira desenvolvida no Brasil, México, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça.
Engenheiro Químico, com MBA Executivo e em Global Supply Chain. É CEO da Farmax há quatro anos.

SÉRGIO TAVARES
Grupo Europa

SÉRGIO TAVARES
Grupo Europa

Executivo com ampla experiência em direção geral, com responsabilidade pelo P&L e desenvolvimento de novos negócios. Atuação bem-sucedida em processos de turnaround, restruturação organizacional, reposicionamento de marcas, expansão de operações e internacionalização no setor de Alimentos. Integração estratégica pós M&A, aquisição de empresas, liderança de mudança cultural com os times viabilizando a estratégia, elevando o nível de governança corporativa em gestão de riscos e ESG. Liderança de iniciativas de transformação digital, apaixonado por estratégias centradas nos clientes/consumidores, mentalidade empreendedora, hábil em promover o crescimento e o desenvolvimento das equipes.
Neste momento de transição atuando como Sênior Advisor na orientação estratégica para clientes nos setores de varejo e indústria e na criação de valor em planos integrados de negócios.

SYLVESTER FEDDES
Novartis

SYLVESTER FEDDES
Novartis

Economista, é mestre em Ciência e Economia pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e MBA com especialização em liderança organizacional pelo New York Institute of Technology-Old Westbury. Tem mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, tendo atuado em diferentes países. É um líder apaixonado e promotor da cultura corporativa, entendendo-a como um motor de crescimento organizacional. Possui um estilo de trabalho vibrante e colaborativo, promove a ética, a transparência, o empoderamento e o respeito à diversidade, posicionando-os como pilares fundamentais para nutrir as raízes de equipes de alta performance. Ingressou na Novartis em 2008. Na companhia, atuou em diferentes cargos de liderança em diversas regiões. Foi presidente da Novartis Colômbia e, antes de assumir a liderança das operações brasileiras, era Diretor Comercial para América Latina e Canadá. Sylvester é casado e pai de três filhos.

THEO VAN  DER LOO

THEO VAN  DER LOO

Liderou a Bayer no Brasil como CEO de 2011 a 2018, encerrando uma carreira de 40 anos em multinacionais. Nascido no Brasil, filho de imigrantes holandeses, sua jornada global iniciou-se em 1967 ao mudar-se para a Holanda. Formou-se na Europa e obteve MBA pela prestigiada Thunderbird School of Global Management nos EUA, retornando ao Brasil em 1980 para iniciar sua trajetória na indústria farmacêutica. Sua carreira multinacional proporcionou-lhe experiências em diversos países. Após a aposentadoria, Theo continua ativo como conselheiro em empresas e engajado em startups. É membro do Conselho do Instituto ETCO e integra o CEO Legacy da Fundação Dom Cabral (FDC) desde sua criação. Neste último, escolheu o tema Inclusão e Diversidade, com foco na questão racial, como seu legado pessoal, tornando-se uma referência e palestrante ocasional nesta área. Recebeu vários reconhecimentos em relação ao seu engajamento, principalmente da comunidade afro-brasileira, entre outros da OAB-SP.

VALDEMIR BERTOLO
Serasa Experian

VALDEMIR BERTOLO
Serasa Experian

Em 2020 Valdemir Bertolo foi nomeado presidente da Serasa Experian no Brasil, tendo sido antes o Chief Financial Officer (CFO) da empresa no país por quase oito anos e Chief Operations Officer (COO) da Experian para a América Latina. Ele possui quase 30 anos de sólida experiência profissional tendo atuado como executivo na Cargill, Pepsico e Hilton. Valdemir trabalhou por dois anos nos Estados Unidos e teve outras vivências internacionais na Europa, Japão e América Latina. Ele é graduado em Administração de Empresas e Contabilidade pela Universidade São Judas, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e também pela Business School São Paulo.

VIVEKA KAITILA

VIVEKA KAITILA

Viveka Kaitila é graduada em Matemática Aplicada/Economia pela Brown University em Providence (EUA) e possui pós-graduação em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Iniciou sua carreira no Unibanco S.A. como Analista de Investimento para o grupo de M&A. Posteriormente, ingressou no Bank of America, como AVP para o Departamento de Finanças Corporativas com foco em M&A, Finanças Estruturadas e Gerenciamento da Carteira de Investimentos Proprietários do Banco no Brasil.
Desde 2017, é a Presidente e CEO da GE para o Brasil. Onde foi Gerente de Desenvolvimento de Negócios para a América do Sul na GE Capital Auto Financial Services, Diretora de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina e líder de Crescimento Comercial da GE para América Latina, englobando as áreas de Marketing Estratégico, Desenvolvimento de Negócios Comercial e Fusões e Aquisições.

WEBER PORTO

WEBER PORTO

Weber Porto é graduado em Engenharia Química. Iniciou sua carreira na empresa Degussa em 1983, especificamente em uma joint venture – Metacril. Depois de dois anos de treinamento na Alemanha, retornou ao Brasil para assumir a gerência do Departamento de Química Inorgânica. Em 1989, retornou à Metacril como diretor comercial. Em 1993, mudou-se novamente para a Alemanha como manager mundial de produtos da área de Nutrição Animal. De 1997 a 1999, foi presidente da Degussa Argentina. No ano de 2000, assumiu a presidência da Degussa Brasil, passando a ser responsável pela América Central e América do Sul em 2001. Em fevereiro de 2005, foi convidado pela presidência do grupo para realizar uma reorganização em uma das empresas do grupo na Alemanha. Com a reestruturação do grupo Evonik Degussa, recebeu o convite da Evonik para presidir novamente as atividades do grupo na América Central e na América do Sul, com sede no Brasil, a partir de 2007.

PERFIL DOS CEOS QUE FAZEM PARTE

São executivos que alcançaram o topo de suas organizações em um ambiente ultracompetitivo respondendo aos desafios com intensidade, profundidade e, muitas vezes, com tomada de decisões solitárias e que agora contam com outros CEOs como trusted advisors para construir seus legados e ampliar o alcance de suas ações.